Por que aprender Java?

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos e baseada em classes, muito utilizada na programação web back-end e mobile para Android.


Nesta sessão:

Introdução

O Java é atualmente uma das linguagens mais utilizadas em todo o mundo e ainda está em crescimento através de novas adoções. Uma coisa que se deve mencionar é que hoje o Java não é apenas uma linguagem, mas sim uma plataforma de desenvolvimento

Isso quer dizer que, além da linguagem, o programador Java também conta com um conjunto de APIs que facilitam o desenvolvimento ao oferecerem soluções para situações comuns durante esse processo.

Abaixo temos as principais características da linguagem Java

  • Suporte à orientação a objetos
  • Segurança
  • Alta performance
  • Multiplataforma
  • Fortemente tipada

Recursos básicos

Nesta seção você encontrará documentações criadas com o intuito de apresentar conceitos e recursos fundamentais da linguagem Java. Por exemplo:

Como exibir uma mensagem no terminal em sua aplicação Java.

Para exibir uma mensagem no utilizando o terminal com o Java usamos o comando System.out.println(). Esse comando exibirá o texto que estiver dentro dos parênteses da chamada do comando, por exemplo:

public class Programa {

    public static void main(String[] args) {
        System.out.println('Olá mundo');
    }
}

Com esse código criamos a classe Programa que contém o método main, o primeiro a ser executado em uma aplicação Java. Dentro desse método usamos o método println do objeto out para imprimir a mensagem no terminal.


Próximo

Variáveis

Uma variável é um recurso das linguagens de programação utilizado para armazenar valores em memória. Assim, sempre que precisarmos desse valor, basta referenciarmos essa variável e obteremos o dado desejado.


Nesta sessão:

Variáveis no Java

A declaração de variáveis em Java é bem simples, informamos o tipo de dado que ela poderá receber, seguido do nome dela.

Sintaxe de declaração de variável:

int idade;
String nome;

Note que neste código informamos que a variável numero é do tipo inteiro e, por isso, só poderá receber valores desse tipo. O mesmo comportamento é válido para a variável nome do tipo String.

Exemplos de declaração de variáveis:

public class Main {

    public static void main(String[] args) {
        String nome;
        int idade;

        nome  = "DevMedia";
        idade = 15;

    }

}

Observe que no código acima, declaramos a variável nome com o tipo String e atribuimos a ela um texto entre aspas, determinando que esse valor é uma string ou cadeia de caracteres. O mesmo foi feito para a variável idade, que foi declarada como do tipo int e recebeu um valor inteiro 15.


Tipos de dados

Quando estamos programando, o tipo de um dado informa para o compilador o que pretendemos fazer com esse dado. Na linguagem Java tudo tem um tipo e assim o compilador pode avaliar o código e evitar acidentes, como a junção dois números (1 + 1 = 2) ou a soma de dois textos ("1" + "1" = "11").

Em Java, os tipos de dados são divididos em dois conjuntos:

  • Tipos primitivos
  • Referências de Objetos

Com os tipos Primitivos podemos criar booleanos e números, positivos e negativos.

Com referências de objetos podemos criar Strings, coleções de dados, bem como os nossos próprios tipos.

// Booleanos
boolean verdade = true;
boolean mentira = false;

//Numeros
int idade = 31;
float altura = 1.73;

//Referencias de objetos
//String (Tipo texto)
String nome = "DevMedia";


Constantes

Na linguagem Java a palavra reservada const existe, mas ela não pode ser utilizada. Em lugar de const usamos final, que tem um comportamento parecido com const, mas não idêntico.

A palavra chave final faz com que o valor da variável seja atribuído uma única vez.

final float VALOR_PI = 3.14F;

É uma convenção que essas variáveis tenham todas as letras maiúsculas e, em caso de muitas palavras, que elas sejam separadas por um sublinhado.


Próximo

Estruturas Condicionais

Todo desenvolvedor deve ter domínio sobre a utilização de estruturas condicionais, que são parte fundamental da maioria das linguagens de programação, e isto não é diferente em Java.

Apesar de serem poucas, estas estruturas apresentam sintaxes e detalhes que merecem atenção, uma vez que a utilização equivocada pode levar a códigos falhos e pouco eficientes.


Nesta sessão:

if else

Usamos a declaração if quando queremos executar algo caso a condição lógica seja verdadeira.

Exemplo de uso:

if(valor == 3) {
    //valor lógico verdadeiro.
}

Podemos utilizar também o else para algo quando a condição lógica do if for falsa.

Exemplo de uso:

if(valor == 3) {
    //valor lógico verdadeiro.
} else {
    //valor lógico falso.
}

Switch

Switch permite uma verificação no valor recebido, e caso haja alguma correspondência, o programa executa o bloco de códigos associado

Exemplo de uso:

switch (cor) {
   case "Preto":
      System.out.println("A cor selecionada foi preto.");
      break;
   case "Amarelo":
      System.out.println("A cor selecionada foi amarelo.");
      break;
   case "Branco":
      System.out.println("A cor selecionada foi branco.");
      break;
   default:
      System.out.println("Nao identificamos a cor selecionada");
}

Observe que no código acima há 3 opções possíveis de cores (Preto, Amarelo e Branco). Caso uma dessas cores seja selecionada, o bloco de códigos referente a mesma será executado, porém, caso nenhuma cor declarada seja encontrada, o bloco de códigos definido pela palavra reservada default será executado.

Próximo

Estruturas de Repetição

Estruturas de repetição são um jeito fácil e rápido de executar uma ação repetidas vezes. Existem várias formas diferentes de laços, mas eles essencialmente fazem a mesma coisa: repetir uma ação múltiplas vezes.


Nesta sessão:

for

A instrução for cria um ciclo de repetições no programa, cujo encerramento se dá quando uma expressões lógica for avaliada como verdadeira. Essa instrução consiste de três expressões que juntas controlam o número de repetições do ciclo, além de um bloco de código no qual descrevemos o que deve ser executado a cada iteração.

Exemplo de uso:

int[] salarios = new int[4];
float soma = 0;
for(int i = 0; i < 5; i++) {
    soma += salarios[i]
}

No código acima desejamos calcular a soma de todos os salários dentro do array salarios. No exemplo acima a instrução int i = 0 será executada no início da repetição e i++ será repetido até que a expressão lógica i < 5 retorne false. A cada repetição, a soma total += salarios[i] será realizada.

while

No while um bloco de código é executado ate que um teste condicional se torne verdadeiro, sendo importante lembrar que a condição analisada para a execução do laço de repetição deverá retornar um valor booleano.

Exemplo de uso:

float salario = 1000;

while (salario < 5000) {
  salario += 100;

  System.out.println("O salário ainda é menor que 5000");
}

Perceba que o bloco de código acima, dentro do while, foi executado até que a condição salario < 5000 se tornasse falsa permitindo ao código continuar o fluxo normal da aplicação.

do while

É possível também fazer com que o while execute ao menos uma vez seu bloco de código utilizando a instrução do while. Por exemplo, considere que haja um bloco de instruções em um software para definir o aumento de salário dos funcionários de uma empresa e validar os que estão abaixo da média, colocando-os na base global de aumento.

Exemplo de uso:

int aumento = 500

do {
  System.out.println("O valor atual do aumento é de: " + aumento);

  aumento += 50;
} while (aumento < 500)

Perceba que mesmo que a condição seja falsa o bloco de código será executado ao menos uma vez.

Próximo

Classes

Quer saber mais sobre Java? Para conhecer a sintaxe completa do Java e ter um passo a passo do caminho de aprendizado dessa linguagem, consulte o Guia do Programador Java da DevMedia.

Guia de estudos Programador Java

Continue por dentro do melhor caminho para aprender Java, sem perder tempo. Receba no seu e-mail notificações sobre cursos e conteúdos indicados nesse Tutorial na ordem em que são propostos e prepare-se para decolar sua carreira de programador Java!